Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

SELETIVAS TOMAHAWK E UM POUCO DA HISTÓRIA DESSE TIME PROMISSOR

Nos dias 16 e 17 de agosto o Tomahawk time de futebol americano de Limeira SP realizou  uma seletiva para novos jogadores, acompanhei um desses dias que foi bastante interessante, pois vi uma equipe integrada e motivada, que passou a tarde toda aplicando testes, incentivando os participantes, e jovens com muita vontade de entrarem no time, sendo testados tanto fisicamente quanto psicologicamente. E quando se trata de pessoas que querem fazer diferente, que tem garra e querem fazer o melhor, eu não posso deixar de contar a história que é o caso desse time pra vocês.

Em meados de 2008 começa a aspiração de 4 rapazes limeirenses que assistiam o esporte pela TV e passaram a pegar gosto, e viram que dentro do estado de São Paulo o esporte estava crescendo, tiveram como referencia os times da época, mas nem imaginavam a proporção que já tinha no Brasil, e quando viram a influencia do esporte na vida das pessoas decidiram começar a praticar. Quando um dos membros da época saiu, os outros três se uniram a um time de Araras onde aprenderam os fundamentos do futebol americano, porém a prática era de Flag uma das versões do futebol americano que não utilizava os equipamentos de segurança apenas fita por isso o nome Flag amarrada na cintura, os três decidiram praticar a modalidade profissional de FA mais conhecida e voltaram a treinar em Limeira e nessa época se inicia a formação da equipe.
Tomahawk é o nome de um machado de pequena dimensão que era utilizado por tribos americanas em seus combates, e também eram utilizados como símbolo de encontro entre tribos, esse também é o nome de um famoso míssil americano, e tudo isso define o conceito que o time adotou pelo símbolo de força, honra, dignidade e poder e que muito se assemelha ao esporte o conceito de ataque e defesa, guerra e a paz.
O time passou por várias histórias marcadas por coragem, e persistência, pra chegarem onde estão fizeram campanhas de divulgação, convidavam pessoas para jogar no time quando estavam em momentos de lazer, vestiam os uniformes e iam pras ruas e shoppings pra conquistar mais jogadores, já chegaram a depender de outros times pra emprestar equipamento, por serem muito caros e sem muitas condições, em um dos jogos que marcou e foi bem desafiador para o time tendo como adversário uma equipe favorita na época, foram na dependência de um empréstimo de equipamento de outro time do estado, que no fim não apareceu e eles só puderam jogar com 11 jogadores.  Eles também se orgulham da participação em ações sociais, como a doação de sangue a Santa Casa, os jogadores incentivaram e doaram sangue e conseguiram aumentar a taxa de doação com a campanha.
Rafael G. Marotti o Head Coach do time orientou os participantes durante todo try out com o suporte dos demais jogadores.
No primeiro semestre de 2012 o Limeira Tomahawk ingressou na FeFASP (Federação de Futebol Americano de São Paulo) e com isso marcou seu primeiro jogo.

Guilherme Demo é um dos casos que conheceu o time em 2013 através da divulgação que eles fizeram no shopping da cidade, ele se interessou participou da seletiva e se tornou membro do time, e agora acompanha o try out como incentivador dos garotos que iniciam. Recado do Guilherme pra garotada: Vem preparado, vem descansado, e cabeça tranquila que não é fácil!

Já Rafael Ragazzo que foi um dos instrutores na seletiva, está no time há 1 ano e meio, conheceu o  Tomahawk através do irmão mais novo quando foi leva-lo num jogo. Hoje ele sonha em ser profissionalizado no esporte, e que o esporte em geral seja profissionalizado, e os times deixem de ser nomeados como amadores, que infelizmente são poucos times hoje que tem recursos e patrocínios para que se mantenham numa liga, e que ainda existe dificuldade financeira.
Rafael se considera uma pessoa melhor depois que entrou no time, tanto fisicamente como psicologicamente, que o futebol o ajudou muito, inclusive a parar de fumar, passou a se regrar, porque tem treinamento praticamente todos os dias da semana, o que o tornou inclusive uma pessoa mais calma.
“Eu acredito que o futebol americano é o esporte mais democrático que tem, primeiro porque você pode ter qualquer peso, qualquer altura, e pra mim ele é muito semelhante a vida real, o pessoal fala que o esporte é violento, não é violento, é um esporte de contato assim como a vida, a gente toma pancada na vida tem que cair e levantar, e dentro do campo é igualzinho.”

William Olielo de 17 anos foi um dos participantes da seletiva, se mostrou bastante empenhado e determinado. “Eu espero entrar, é um time que está começando, está subindo, está ficando bom, eu quero fazer parte da equipe. E pra minha vida vai ser bom, com amigos novos, equipe nova.” A determinação do rapaz de fato garantiu a vaga no time, é um dos mais novos integrantes anunciados após a seletiva.

Rodrigo Almeida, de 17 anos também foi um dos selecionados pro time, e já se mostrava bastante entusiasmado desde o inicio do try out, e quando eu perguntei qual era a expectativa: “Eu quero entrar, mas se eu não passar, eu tento a próxima vez.”  A força de vontade e o incentivo da equipe no dia fez com que após um treinamento cansativo, o garoto conquistasse sua vaga.


Conversei com o diretor de relacionamento e também defesa Robson Vinicius Pereira, e com o presidente do time Nikolas Piva Brigatto para saber mais detalhes dessa equipe promissora:

MS!: Quais serão os critérios, e o que precisa ter um candidato para entrar no time?
Robson: A principal coisa que a gente pede é a força de vontade, o preparo físico e a técnica do futebol americano, a gente consegue ensinar, eu consigo preparar eles, com a academia, treino físico durante a semana, fim de semana futebol americano, a gente está aqui para ensinar. Mas a força de vontade é uma coisa que nasce de cada pessoa e isso eu não tenho como passar pra ninguém, então a pessoa demonstrou que ela quer estar no time que ela vai dar o sangue pra ficar com a gente, é esse cara que eu vou chamar hoje.

MS!: O que você percebe que muda quando começam a participar do Tomahawk?
Robson: Uma coisa que as pessoas aprendem muito é não ser individualista, o futebol americano é um time que você naturalmente precisa de todos na equipe, não da pra jogar sozinho, se você quiser fazer as coisas sozinho, você vai se machucar, ou você vai deixar que o seu companheiro se machuque, e isso essa coletividade, passa pra fora do campo, isso na vida os jogadores se tornam muito amigos, então a gente vê a hora que a pessoa entra, tem muita gente que entra calma, e até meio introvertida, e tudo mais, com o tempo aprende a confiar e as pessoas se sentem mais seguras . O futebol americano é um esporte que absorve desde o cara pequeno com 50kg até o cara já mais pesado, com 150kg, então a gente não tem discriminação nenhuma, e as pessoas notam isso dentro do esporte.

MS!: Qual é a idade do mais novo e do mais velho jogador do Tomahawk?
Robson: Eu tenho um garoto que está treinando com a gente já faz quase uns dois anos, o Artur, ele está com 16 anos agora, ele é leve pesa em torno de 50kg, muito rápido, muito bom, esse menino a hora que tiver 18 anos, vai ser um fenômeno, e o mais velho, a gente tem o nosso quarterback contratado da cidade de Avaré com 38 anos já 8 anos de futebol americano eu acho que é o mais antigo que a gente tem no time.

MS!: E de cidade quais são as cidades que estão presentes no time?
Robson: Além de Limeira, temos Cordeirópolis, Rio Claro, Avaré, Campinas, e Conchal.

MS!: Hoje qual é o maior desafio do time?
Robson: No momento é conseguir arrecadar patrocínio, disputamos o campeonato paulista e patrocínio infelizmente como não é um esporte muito conhecido pelas pessoas é um pouco complicado conseguir alguém que ajude a gente.

MS!: Vocês pretendem fazer uma nova seletiva?

Capacete um dos principais equipamentos de segurança do FA

Robson: Fizemos a primeira seletiva em janeiro desse ano, chegou a ter 100 pessoas aqui tentando entrar para o time alguns foram selecionados e continuam com a gente até hoje, essa é a última seletiva desse ano, e talvez façamos em dezembro ou janeiro mas já pra temporada de 2015.

MS!: Os meninos querem participar, e as mães podem ter uma preocupação porque tem essa coisa do esporte ser de alto impacto, qual o recado que você daria pra confortar os pais que às vezes podem ficar com um certo receio?
Shoulder
Robson: Eu acredito que a partir do momento que o esporte se torna competitivo lesão esse tipo de coisa pode acontecer como em qualquer um, as pessoas veem o futebol americano pela aquela imagem que elas tem dos filmes que é pura pancadaria, pura força e essa não é a verdade, ele é considerado o esporte coletivo com maior estratégia de todos os esportes do mundo, eles treinam muito, exigem equipamentos de proteção, que são muito bem feitos, são todos os moldes americanos importamos de lá, então a segurança dos equipamentos é muito boa, e não é tanta pancadaria quanto o pessoal imagina, tem toda uma estratégia, como eu já disse, temos nosso preparo físico, tem academia que fornecemos pros jogadores, loja de suplementos, treinos de crossfit então todo esse preparo muscular impede que os jogadores se machuquem. Pra quem acompanha o esporte pela TV vê que as pessoas se trombam levantam e saem andando sem problema nenhum essa história de que o futebol americano causa lesões muito graves não existe, acho que é igual como qualquer outro esporte.

MS!: Nikolas desde quando e como foi sua entrada no time?
Nikolas: Estou no time há 2 anos, não participei da fundação da equipe porém conheço o esporte há muito tempo, acompanho jogos à cerca de uns 8 anos então quando comecei a jogar já tinha um conhecimento legal sobre regras e sobre o funcionamento do jogo.

MS! E como é pra você ser presidente do Tomahawk?
Nikolas: Ser presidente dessa equipe me traz uma grande mistura de honra, paixão, responsabilidade e um pouco de stress (risos). É engraçado, mas me considero mais um "organizador" do que um presidente, tendo visto que tudo que fazemos aqui é sempre discutido e aberto entre todos, nunca imponho uma decisão sem consultar a galera que compõe minha diretoria e até meus atletas mais antigos.  A principal intenção de todos aqui é fazer o esporte que mais amamos crescer e conquistar um lugar de maior destaque no cenário esportivo local.

MS!: Quais os planos do time para os próximos anos?
Nikolas: Hoje o Tomahawk faz parte da FeFASP, que conta com cerca de 20 equipes, dentre elas times com chancela de grandes clubes de futebol, como Corinthians, Santos e Botafogo de RP... Dentro da FeFASP disputamos 2 campeonatos por ano, um paulista (Super Copa Paulista) e um torneio mais regional (Taça 9 de Julho). A principal intenção do Tomahawk hoje, lembrando que já temos nossa Associação e CNPJ funcionando legalmente, é conquistar apoio e patrocínio dentro da cidade de Limeira para que possamos caminhar com nossas próprias pernas, sem precisar da ajuda financeira dos atletas e trabalhos alternativos. Dessa maneira podemos focar todas nossas atenções nos campeonatos que disputamos e também nas campanhas sociais que realizamos durante o ano todo! Ou seja, nosso maior desejo é poder jogar nosso esporte e ajudar a sociedade de Limeira, assim crescemos todos juntos, tanto como atletas tanto quanto pessoas!




Quer saber mais sobre o TOMAHAWK e conferir quais foram os aprovados na seletiva?

e-mail: contato@tomahawkfa.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!