Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

sábado, 10 de setembro de 2016

O ACESSO COMEÇA PELO RESPEITO

Sobre a não transmissão das Paralímpiadas no canal aberto? Pra mim o erro começa quando já se divide Olimpíadas e Paralímpiadas, por que logotipo diferente, por que datas diferentes, por que tratativa diferente se queremos tratar todos iguais, se falamos tanto de inclusão? Não é um evento mundial então por que não ser obrigatória a transmissão em todos os canais assim como é o horário político? Por que o exemplo não começou de quem comanda esse país? Ok vão me falar que tem que ser separado porque tem uma tratativa especial ou uma série de questões das quais não tenho bagagem para falar, mas no dia-a-dia ninguém separa uma rua especial para um cadeirante passar, ele tem que enfrentar os buracos nas calçadas, ele tem que enfrentar o desrespeito de todas as partes... Como um deficiente visual atravessa uma rua? Como um cadeirante entra num ônibus quando se quer param para ele? Como quem usa muletas puxa a corda do ônibus para que esse pare? Como quem só tem as duas pernas tem que fazer para conseguir dignamente executar todas as tarefas diárias como um ser humano qualquer? Todos eles tem que se virar não é assim? Porque basta colocar um banheiro com a porta larga, e uma calçada nivelada com a rua, e pintar um logo de deficiente numa caga sempre ocupada por quem não precisa para achar que já fizeram o suficiente... Ou todo mundo acha que todo deficiente tem condiçõs financeiras para fazer carros adaptáveis, para fazerem casas adaptáveis, e eles não tem bancos, lotéricas, supermercados, escolas, creches, entretenimento adaptáveis... Afinal até isso a diferença é gritante, basta você olhar um cadeirante indo a uma balada, ou a um teatro, um cinema e as pessoas olham como: o que essa pessoas faz aqui, afinal ela é cadeirante por que se divertir não é? Por que um deficiente físico não pode escutar uma música, conhecer pessoas, se distrair, se ele não pode isso por que vão querer que o meu canal transmita ele fazendo esporte sendo que a minha novela que passa o exemplo de um monte de inversão de valores está passando todo mundo assiste e me rende uma nota preta, mas depois eu vou fazer um evento arrecar dinheiro e pedir a população que me ajude a fazer a inclusão social...
Essa lamentável atitude das emissoras de televisão é o reflexo do desrespeito diário que esses cidadãos enfrentam, eles que deveríam realmente não terem tratativa especial pois deveríam sim entrarem e saírem de qualquer lugar sem se sentirem especiais, sem precisar mendigar por atenção, ou por inclusão nas tamanhas dificuldades que enfrentam todos os dias, pois isso já deveria ser algo indescutível deveria ser condição básica terem sua dignidade garantida, é lamentável a gente ver a segregação, a diferença de tratativa.
Para você que assim como eu se sentiu triste e enojado com tal diferença e desrespeito, não deixe de incentivar, apoair, divulgar, assistir da maneira que pode esse evento tão digno, porque isso sim que eles fazem com todas as dificuldades e com tanta superação é um exemplo não só pra mim, pra você, como para o mundo, vamos espalhar o que realmente faz diferença nas nossas vidas e assistir o que vai fazer a gente olhar pra vida e ver o quanto somos capazes de tudo independente das limitações ou condições que nos impuserem. 
Velho não é o Chico, velha é essa atitude ultrapassada de direnciar o que é igual!

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!